Curiosidades | Alunos Brasileiros Aprendem a Língua Angolana ''Kimbundo'' Nas Escolas Públicas. Saiba Mais! - O Portal De Novidades

Últimas Novidades

Post Top Ad

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 3 de março de 2018

Curiosidades | Alunos Brasileiros Aprendem a Língua Angolana ''Kimbundo'' Nas Escolas Públicas. Saiba Mais!




 Alunos brasileiros 

Alunos do sétimo ano da escola pública da zona norte do São Paulo, Brasil, estão a aprender a língua africana Kimbundo, uma das mais faladas em Angola, por meio de um aplicativo que visa auxiliar no aprendizado da língua em questão “Alfabantu”, idealizado por educadores brasileiros Odara Dèlé e Edson Pereira.

O aplicativo foi lançado no mês de Novembro do ano passado e começou a ser utilizado neste ano lectivo nas escolas públicas do Brasil. 
Esta medida esta ser executada em função de uma lei brasileira criada em 2003  que determinava que o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira fosse incluída no curriculum dos estudantes, mas os professores sentiam muita falta de materiais didácticos sobre o assunto e como a criança e os jovens têm muito interesse pelo telemóvel daí surgiu a ideia de criar um aplicativo.
A ideia do Alfabantu é proporcionar um aprendizado lúdico e interactivo, algo que atraia o público infantil. O aplicativo é dividido em duas partes. 
Na primeira, há o contacto inicial com a língua: são apresentadas frases do quotidiano, partes do corpo humano, números, animais e diversas outras palavras. 
Na segunda parte, a criança testa seu conhecimento através de um jogo onde a criança aprende e ao mesmo tempo se diverte.
Até a primeira semana de Dezembro, mais de 600 downloads do Alfabantu já tinham sido registrados. Além de brasileiros, moradores de Angola, Moçambique, Reino Unido, Polônia e Portugal também baixaram o aplicativo.
Em Angola, a língua é falada com maior frequência nas aldeias, na cidade capital em algumas universidades também é ensinado o Kimbundo.
O.O

Post Top Ad

Responsive Ads Here